11/05/12

Assédio Psicológico

Como o país anda em termos de desemprego e tudo mais, achei por bem vir vos falar de algo que se passa com imensa gente mas não é falado nem discutido pela impressa nem por políticos.
Falo sobre o Assédio Psicológico ou "Mobbing".
É mais problemático do que parece, pois nestes tipos de assedio raramente há provas concretas e muitas das vezes as vitimas tem medo de fazer queixa , e na verdade, a onde se pode fazer queixa?

Este assunto é GRAVE.
Eu própria fui vitima deste tipo de assedio durante sensivelmente 1 ano.
Muita gente dizia me : ah e tal, porque não mudas de trabalho?
Quando se esta numa situação destes, mas tem se contas para pagar (renda de casa, contas etc) é um pouco complicado despedirmo nos e ficarmos no desemprego.

Lembro me que quando entrei na empresa nada previa aquele situação do qual passei. Fazia o meu trabalho, era paga para isso ( e ate era bem paga). Chegava 1º que toda a gente na empresa. Quando todos chegam, eu já la estava a quase 1 hora. ( não me pagavam a mais, mas eu perfeccionista que sou, queria sempre chegar 1º e tratar de assuntos pendentes do dia passado.  ) A hora de entrada na empresa era as 9h. Ate que um dia, pela 1ª vez, cheguei atrasada 10 min, as 9:10h. E ai começou o meu primeiro conflito com um dos meus superiores...
Cheguei ao escritório pedi logo imensas desculpas pelo atraso, e esse superior começou a berrar comigo. Que não eram horas que chegassem etc.

Com o tempo, esse superior começou a "boitocar" o meu trabalho. Eu fazia o trabalho, e chegava no dia seguinte e era como se o meu trabalho tivesse desaparecido. Ele desaparecia totalmente! Se fosse em folhas ele desaparecia. Se fosse no computador também. E esse superior usava isso e humilhava me em publico, a frente de colegas alegando que era uma incompetente, etc mas sempre aos berros e ate ofensas pessoais.
Um dia descobri que todos os meus trabalhos em papel, os que tinham desaparecido, estavam na secretaria dele.

Contei a situação a outro superior. O outro desmentiu, dizendo que eu era maluca e etc. Se resolveu? nao. Ficou pior. Aumentou me as funções na empresa, e o meu salário na mesma. As ofensas e humilhações começaram  a ser constantes.

Numa reunião de empresa do qual participei, esse superior humilhou me a frente de todos, ofensas pessoais.Tive sorte que os outros superiores defenderam me de imediato.

Piorou. Depois dessa reunião as ofensas eram DIÁRIAS. As humilhações "idem, idem ,aspas, aspas"

Comecei a nao aguentar. "trazia" os problemas para casa, discutia por tudo e por nada com o J.
Chorava no banho que nem uma madalena. Nao queria sair, nao queria tar com ninguem. Sentia me triste, um lixo. O meu sorriso tinha desaparecido.
Ate que todos os dias de manha para ir trabalhar, sentia me aterrorizada. Cheguei a faltar varias vezes ao trabalho.
Ate que um dia fui, e esse superior me humilhou, ofendeu e ate me agarrou por um braço. Ai nao aguentei mais. Vim para casa, sozinha, e tentei o suicidio. O meu ponto de rotura emocional era enorme... So me lembro de acordar deitada numa cama e ver a minha irma a chorar... e agarrou se a mim. O J. tambem.
Nao sabia o que pensar. Tava confusa. Nao me lembro ate hoje como eles apareceram la em casa.


Depois dessa situaçao fiquei de baixa, e falei com o meu patrao ( grande homem) sobre o que se tinha passado o que andava a passar. Esse superior levou uma repremenda enorme. Resolveu o problema, mas passado uns tempos voltou ao mesmo, e eu nao tolerei, e vim me embora. Despedi me. Pois a minha vida é mais valiosa do que qualquer emprego.Fui para outro, do qual recebia menos, mas ao menos era feliz e sentia me bem cada minuto e hora que la estava.

Este desabafo serve para que todas as pessoas que estejam nesta situaçao nao deixem chegar ao ponto onde eu cheguei. Caimos num poço enorme do qual é muito dificil sair.
 A nossa vida e sanidade mental é mais importante! Eu sei, é dificil, mas mais vale tarmos onde recebemos menos do que sermos tratamos piores que lixo. 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Adoro receber os vossos comentários, e respondo sempre a todos. Por isso duvidas, perguntas, opiniões ou criticas construtivas, tá a vontadinha!
MUITO OBRIGADA pela tua visita!


Todos os comentários serão respondidos no respectivo post

Very Extravagance

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...